Dicas para escolher o Capitão no Cartola FC

Guia completo para tirar todas as suas dúvidas e acertar na escolha do capitão do seu time para a rodada do Cartola FC. O jogador escolhido pelo cartoleiro dobrará seus pontos, aumentando as chances de mitar




Guia completo para tirar todas as suas dúvidas e acertar na escolha do capitão do seu time para a rodada do Cartola FC. O jogador escolhido pelo cartoleiro dobrará seus pontos, aumentando as chances de mitar

Desde a temporada de 2018 o Cartola FC fez algumas mudanças importantes para os cartoleiros. A grande novidade, para acirrar ainda mais as disputas nas ligas, é o CAPITÃO, onde o jogador selecionado tem sua pontuação dobrada na rodada, independente se for positiva ou negativa, com isso, as chances do cartoleiro mitar no jogo, aumentam mais ainda.

Como funciona o CAPITÃO no Cartola FC?

No geral, a inovação permite que você dê a braçadeira de capitão a um de seus jogadores escalados, como na vida real. O jogador escalado pelo cartoleiro como capitão terá a pontuação dobrada, seja ela positiva ou negativa. Isso quer dizer que, se o seu capitão fizer 10 pontos na rodada, no seu time ele vai somar 20 pontos. Por outro lado, a parte ruim é que funciona do mesmo jeito para pontuações negativas, ou seja, se seu capitão fizer -5 pontos, no seu time ele vai contabilizar -10 pontos.

Mas vale ressaltar que o valor do jogador não muda. Você não vai pagar mais caro em um jogador só porque ele é o seu capitão. No entanto, ele também não vai valorizar ou desvalorizar em dobro. Em resumo, o capitão influencia apenas na pontuação, e não no seu patrimônio. A escolha é OBRIGATÓRIA, ou seja, não é possível salvar a sua escalação sem selecionar o capitão, que só NÃO PODE ser o técnico.

Como acertar na escolha do CAPITÃO?

Separamos abaixo algumas dicas para que você não cometa nenhum erro na hora de escolher o capitão do seu time:

Dica nº 1: Análise de Confrontos

Considere principalmente os seguintes fatores:
1) Mando de campo - quem joga em casa normalmente leva vantagem.
2) Desfalques do time como um todo - o calendário dos jogadores brasileiros é considerado exaustivo pelos inúmeros campeonatos simultâneos que os times participam, como Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e por aí vai. Fique atento aos desfalques, pois se forem numerosos em uma equipe, isso pode interferir no desempenho do time todo, mesmo no que seria um jogo considerado “fácil”.
3) Considere a média do jogador - Avalie a média do jogador e como anda seu desempenho conforme a sequência de jogos que ele vem apresentando.
4) Fuja de clássicos - Clássicos são improváveis, um confronto desse porte não é algo para confiar.

Dica nº 2: Atacantes ou Meias como capitão

Procure dar a braçadeira para jogadores mais ofensivos e tente não arriscar muito na hora de escolher o seu capitão. A posição preferida dos cartoleiros para escolher o capitão sempre foram os atacantes e meias, o motivo é um tanto quanto óbvio: cada gol vale 8 pontos, a maior pontuação do game.

Um atacante de capitão quando balança as redes soma +16 pontos para o seu esquadrão. Além disso, mesmo que não marque gol, finalizações (para fora, defendida e na trave) também contam muitos pontos para os jogadores deste setor. Escalando seu time com 3 atacantes e ainda nomear um deles como capitão, simbolicamente quer dizer que você está com 4 atacantes no time.

E com relação aos meias, só tomar cuidado para não escolher aqueles que não estão em boa fase e aqueles volantes que cometem muitas faltas, pois eles costumam levar muitos cartões. Lembre-se que um cartão amarelo (-2) vira -4 para o seu capitão. Então dê preferência para aqueles que roubam mais bolas do que fazem faltas. Mas, quando há um meia em boa fase, que chegue bem ao ataque e que ao mesmo tempo rouba bolas, esses são os melhores nomes para dar a braçadeira.

Dica nº 3: Laterais ou Zagueiros como capitão

Sim, os laterais também são boa pedida na hora de dar a braçadeira de capitão. Eles costumam pontuar bem com scouts defensivos e ofensivos. Um saldo de gols (SG) vale +10 pontos. Assistência (A) vale +10 pontos. Cada Roubada de Bola (RB) vale +3 pontos.

Já os zagueiros são uma das posições mais arriscadas para dar a braçadeira de capitão, já que poucos são os beques que pontuam alto com regularidade no Cartola FC. Um zagueiro como capitão no cartola tem mais potencial para pontuar mal do que bem. Isso porque eles estão sujeitos a cometer faltas e tomar cartões.

Dúvidas diversas sobre o CAPITÃO no Cartola FC

Listamos abaixo uma série de outras dúvidas dos cartoleiros relacionadas ao CAPITÃO no Cartola FC:

Quantas cartoletas isso custa?

Nenhuma. O preço do jogador não muda após ser escolhido como capitão. A valorização dele também não sofre nenhuma alteração.

Posso ter um capitão diferente a cada rodada?

Sim! Você é o técnico do seu esquadrão no Cartola FC. Portanto, fica a seu critério mudar o capitão do seu time no fantasy game quando desejar.

O capitão escolhido precisar ser realmente capitão do time dele na ‘vida real’?

Não. Qualquer jogador pode ser meu capitão, independentemente se ele realmente exerce essa função em seu time. Exemplo: o capitão do Palmeiras é o atacante Dudu, mas eu posso escolher o lateral Marcos Rocha para ser o capitão do meu time no Cartola.

Posso escalar o meu time e deixá-lo sem capitão?

Não. A escolha do capitão do seu time é obrigatória. Se você terminar de escalar seus jogadores e não escolher um para ser o capitão, a sua escalação estará incompleta e não será possível salvá-la.

O que acontece se na última hora o meu capitão não jogar?

Nada. O seu time fica sem capitão e vida que segue!

Escalar goleiro como capitão é arriscado?

Goleiro é a posição mais arriscada de todas pois é uma das posições mais difíceis de se escalar! O goleiro pode mitar? Sim, é claro. Pode sair com SG e ainda praticar algumas DD? Com certeza. Mas cada gol tomado, é -4 pontos! Se estiver em uma dia ruim e tomar mais de um gol, é desastre na certa. Mas caso precise de um time com uma estratégia diferente, como exemplo um time para rodadas tiro-curto, vale o risco sim.