Cartola FC 2020: veja algumas das novidades dessa temporada

Veja algumas das principais alterações que ocorreram no Cartola FC 2020. Mudanças nos critérios e inclusão de novos scouts, criação de liga sem capitão, nova fornecedora de scouts e muito mais




Veja algumas das principais alterações que ocorreram no Cartola FC 2020. Mudanças nos critérios e inclusão de novos scouts, criação de liga sem capitão, nova fornecedora de scouts e muito mais

Atenção, cartoleiro! O ano de 2020 será de mudança nas pontuações e nos nomes de alguns scouts do Cartola FC. Visando a seguir o padrão internacional das principais empresas de estatísticas de futebol, três fundamentos tiveram seus critérios atualizados e valores, consequentemente, alterados no fantasy game. São eles o desarme, o passe incompleto e a defesa difícil. Além disso, o jogo terá algumas mudanças conceituais nos critérios de finalização e assistências. Veja:

  • - A antiga Roubada de bola agora será chamada de Desarme, e valerá +1.0 (era +1.5).
  • - O antigo Passe errado será chamado de Passe incompleto, e valerá -0.10 (era -0.30).
  • - A Defesa Difícil passará a valer +4.0 (era +3.0), mas terá uma análise mais rigorosa em relação aos últimos anos.
  • - Mudanças nos critérios de finalização.
  • - Novos critérios de assistências.

A mudança nos critérios de avaliação de alguns fundamentos é fruto da troca de fornecedor de scouts dos canais Globo, para alinhamento ao padrão internacional. Além do Cartola, os novos conceitos de scouts - agora fornecidos pela empresa Footstats - serão incorporados a todas as transmissões de futebol, reportagens e dados estatísticos da Globo.

Veja como ficaram as pontuações do Cartola FC após as mudanças:

Pontuação dos scouts de ataque do Cartola FC

Gol 8 pontos
Assistência 5 pontos
Finalização na trave 3 pontos
Finalização defendida 1.2 pontos
FInalização para fora 0.8 pontos
Falta sofrida 0.5 pontos
Pênalti perdido -4 pontos
Impedimento -0.5 pontos
Passe incompleto -0.1 pontos

Pontuação dos scouts de defesa do Cartola FC

Jogo sem sofrer gols (somente defensores pontuam) 5 pontos
Defesa de pênalti 7 pontos
Defesa difícil* 4 pontos
Desarme 1 ponto
Gol contra -5 pontos
Cartão vermelho -5 pontos
Cartão amarelo -2 pontos
Gol sofrido* -2 pontos
Falta cometida -0.5 pontos
  *scouts exclusivos de goleiro

Saiba o que são e como criar as ligas sem capitão

Uma das novidades do Cartola FC 2020 é a possibilidade de criar ligas clássicas e mata-mata cuja pontuação dos times considera todos os jogadores sem duplicar os pontos do capitão. Dessa forma, a pontuação exibida especificamente nessas ligas será diferente da pontuação padrão, exibida no perfil e nas ligas com capitão. O recurso oferece aos cartoleiros novas formas de competir com os amigos, de acordo com suas preferências. 

É importante ficar atento pois, ao selecionar a opção com ou sem capitão no momento de criação ou reativação de uma liga, esta configuração não poderá mais ser alterada. Fora a contagem dos pontos do capitão, as regras dessas ligas funcionam, em todos os aspectos, como qualquer outra.

E não custa lembrar: a escolha do capitão continua sendo obrigatória no momento de escalar o seu time. Sem ele, você nem consegue salvar a sua escalação. A pontuação dobrada seguirá valendo normalmente em todas as ligas oficiais do Cartola, nos Desafios de duplas e nas ligas clássicas e mata-mata nas quais seus donos assim optarem.

Assim, no momento de criação ou reativação das ligas, na página onde o cartoleiro preenche as informações de nome e privacidade (aberta, fechada ou moderada), existe a partir de agora a opção de selecionar como será a classificação: com capitão, considerando a pontuação duplicada, ou sem capitão, isto é, sem a pontuação duplicada, como mostra a imagem abaixo.

Mas atenção! A escolha do capitão continua sendo obrigatória. Sem isso, você nem consegue salvar o seu time. A pontuação dobrada seguirá valendo normalmente nas ligas oficiais do Cartola, nos Desafios de Duplas e nas ligas em que seus donos assim desejarem.

Uma hora a mais para escalar seu time no Cartola FC

O horário de fechamento do mercado do Cartola FC até o ano passado, duas horas antes do início de cada rodada do Brasileirão, vinha sendo motivo de reclamações dos cartoleiros nas últimas temporadas. Muitas vezes, quando chegava uma notícia informando que um jogador seria poupado ou se lesionou, o mercado já havia fechado e nada mais podia ser feito.

Este ano, porém, o mercado do Cartola FC vai passar a fechar uma hora antes do início das rodadas! E, assim, os cartoleiros ganham um tempo precioso para escalar seus times, podendo fazer as alterações necessárias de acordo com os possíveis de desfalques de última hora. Uma chance a mais de fazer as melhores escolhas e mandar bem nas ligas com a galera.