Cartola Express: Saiba como jogar e escalar seu time para entrar nas disputas valendo prêmios

O Cartola Express é um novo fantasy game tiro curto, no qual o cartoleiro poderá criar múltiplas escalações e participar de disputas rápidas com premiações em dinheiro




O Cartola Express é um novo fantasy game tiro curto, no qual o cartoleiro poderá criar múltiplas escalações e participar de disputas rápidas com premiações em dinheiro

A temporada 2022 marcará a chegada do Cartola Express, novo fantasy game de tiro curto do Grupo Globo. A novidade será lançada oficialmente para o público no Campeonato Brasileiro, que começa em abril, mas a nova plataforma já pode ser testada durante o Paulistão 2022 por todos os usuários cadastrados no Cartola. As disputas estarão disponíveis nas 12 rodadas da primeira fase da competição.

O modo de jogar Cartola Express é parecido com o Cartola tradicional, mas há diferenças importantes nas regras de escalação. A principal delas é que as disputas começam e terminam na mesma rodada. Os times não ficam salvos e não existe valorização de patrimônio. Cada rodada é um "novo campeonato".

ESCALANDO SEU TIME

A equipe será composta por 11 atletas, e não terá técnico, nem capitão - total de 11 membros por time. Toda rodada você poderá utilizar o valor fixo de 140 cartoletas para escalar o seu esquadrão.

O valor dos jogadores varia de acordo com o desempenho deles rodada a rodada. Porém, o número de cartoletas para montar o time - o seu patrimônio - é o mesmo em todas elas: C$140.

O esquema tático é único para todos em todas as rodadas: 4-3-3: um goleiro, dois zagueiros, dois laterais, três meias e três atacantes, não sendo possível alterar.

É obrigatório que ao menos três times estejam representados e há um limite de quatro jogadores de um mesmo clube por escalação. E é importante destacar que no Cartola Express não tem capitão.

Cartola Express

TROCA DE ATLETAS NO MERCADO FECHADO

O Cartola Express não tem banco de reservas. Mas você pode utilizar a funcionalidade de Troca de Atletas para realizar modificações no seu time durante o período de Mercado Fechado. Você poderá alterar membros do seu time até um minuto antes do horário programado para o início das suas respectivas partidas - algo muito útil quando um jogador que você escalou fica fora da escalação oficial do time dele na rodada. Nesta opção, porém, só será possível efetuar a troca por jogadores cujas equipes ainda não tenham atuado na rodada em questão. Caso o jogo do atleta a ser substituído ou do substituto já tenha sido iniciado (ou a hora marcada para começar tenha passado), não será possível fazer a alteração. Veja um exemplo:

  • - O mercado fechou no sábado às 16:59;
  • - Clube A x Clube B se inicia no domingo, às 16h;
  • - O atleta X do Clube A está na sua escalação, mas não jogará mais a partida;
  • - Antes da partida entre Clube A e Clube B iniciar, você poderá trocar o atleta X por outro, que também esteja esperando o início da partida para qual está escalado.
     

TIPOS DE DISPUTA

Todas as disputas listadas no lobby do Cartola Express têm o horário definido para início do período de mercado fechado. Durante o mercado fechado, as disputas não podem receber novas participações, nem edições nas escalações, a menos que seja utilizada a funcionalidade de Troca de Atletas, conforme explicado acima. Será possível filtrar por diferentes categorias para que só apareçam no lobby as disputas que se encaixam no que for buscado (jogos do dia, jogos da rodada, escalação única, múltiplas escalações...)

O Cartola Express possui disputas de escalação única por usuário e outras que permitem múltiplas escalações:

  • - Disputas de escalação única: pode escalar apenas 1 (um) time para a mesma disputa (é permitido apenas uma participação por usuário);
  • - Disputas de múltiplas escalações: pode escalar mais do que um time em uma mesma disputa (sendo uma participação por Escalação, ou seja, você paga por cada escalação que fizer dentro desta disputa).

As disputas podem ser baseadas nos jogos de uma rodada completa ou nas partidas de um único dia. Assim, nas disputas de rodada completa, você poderá escalar atletas de todos os times que jogarão as partidas válidas da rodada. Nas disputas que abrangem somente jogos de um dia específico, você só poderá escalar atletas dos times que jogarão no dia em questão (Jogos de Quarta, Jogos de Domingo, etc.).

Tela de disputa Lobby - Cartola Express

Todas as disputas têm um número máximo de participações (times escalados) por usuário. Esses limites serão especificados na descrição de cada disputa, assim como os respectivos valores de inscrição e prêmios. As disputas com premiações sempre terão o prêmio garantido pelo Cartola Express, mesmo se não forem 100% preenchidas.

Após o encerramento da rodada, a verificação das súmulas e a revisão de scouts de todos os jogos, os resultados das disputas são apurados. O pagamento dos prêmios geralmente será realizado no dia seguinte ao fim de cada rodada.

VALORES DOS SCOUTS

A pontuação dos atletas no Cartola Express será igual à do Cartola clássico. Confira neste link os os valores de cada scout.

 

Fonte: GE

Veja no vídeo abaixo tudo sobre o Cartola Express