Dúvidas frequentes sobre o Cartola FC

Tire todas as suas dúvidas sobre pontuações, ligas, cartoleiro Pro no mais completo FAQ sobre o game Cartola FC




Tire todas as suas dúvidas sobre pontuações, ligas, cartoleiro Pro no mais completo FAQ sobre o game Cartola FC

Para mandar bem no Cartola FC e humilhar a concorrência, é preciso que não haja nenhuma dúvida. Buscando ajudá-los, como sempre, o Cartola FC Brasil vem até aqui esclarecer aquelas dúvidas bobas mas que pegam no pé de todos os cartoleiros na hora de montar o time ou somar a pontuação.

Pensando nisso, respondemos todas as dúvidas imagináveis. Confira!

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O CARTOLA FC 2016

 

1) DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo scouts e pontuação dos jogadores

1.1 - Como são definidas as pontuações dos jogadores?

De acordo com os scouts já estipulados pelo site oficial do Cartola FC. São eles:

Scouts de Defesa

Roubada de bola (RB) + 1,7
Falta cometida (FC) – 0,5
Gol contra (GC) – 6,0
Cartão amarelo (CA) – 2,0
Cartão vermelho (CV) – 5,0
Jogo sem sofrer gol (SG) – exclusivo para as posições de goleiro, zagueiro e lateral + 5,0
Defesa difícil (DD) – exclusivo para a posição de goleiro + 3,0
Defesa de pênalti (DP) – exclusivo para a posição de goleiro + 7,0
Gol sofrido (GS) – exclusivo para a posição de goleiro – 2,0

 

Scouts de ataque

Falta sofrida (FS) + 0,5
Passe errado (PE) – 0,3
Assistência (A) + 5,0
Finalização na trave (FT) + 3,5
Finalização defendida (FD) + 1,0
Finalização para fora (FF) + 0,7
Gol (G) + 8,0
Impedimento (I) – 0,5
Pênalti perdido (PP) – 3,5

Veja também: Entenda o sistema de pontuação do Cartola FC.
 

1.2 - Um jogador bateu o pênalti na trave, ele ganha +3,5 pontos? E se ele errar o pênalti e fizer o gol no rebote, conta como pênalti perdido?

Bola na trave somente valerá +3,5 pontos em qualquer outra circunstância (cobrança de falta, chute, cabeceio e etc), MENOS na cobrança de pênalti. Se o jogador bateu o pênalti na trave, ele errou o mesmo, logo, perderá -3,5 pontos (Scout Pênalti Perdido) e não ganhará o bônus referente à finalização na trave. Do mesmo modo que, se o jogador chutar o pênalti para fora ou se o goleiro defender, ele não ganhará o bônus referente à finalização para fora e finalização defendida, respectivamente. Resumindo: não importa se o jogador bater o pênalti na trave, pra fora ou nas mãos do goleiro… -3,5 pontos para ele!
Se o jogador errar o pênalti e fizer o gol no rebote, ele ganha +4,5 pontos: -3,5 (pelo pênalti perdido) + 8 (pelo gol). 

1.3 - O goleiro defendeu um pênalti. A pontuação ganha por ele varia se a defesa do pênalti foi difícil? E se o jogador chutar na trave ou para fora, conta como defesa de pênalti para o goleiro?

Não importa se o goleiro ficou parado no centro do gol e o batedor do pênalti tentou uma cavadinha ou se o goleiro acertou o canto e fez uma defesaça. Não importa se ele defendeu com as mãos, com a cabeça, com o pé, com a barriga, com a canela… se defender o pênalti, o goleiro ganha +7,0 pontos. 
Se o cobrador chutar na trave ou para fora, não conta como defesa para o goleiro, assim, o goleiro não ganha nenhum ponto.

1.4 - Um jogador recebeu dois cartões amarelos e um vermelho, quantos pontos ele perde? E se receber só 1 cartão amarelo e depois o vermelho direto?

Se ele tomar 1 cartão amarelo, perde -2,0 pontos, se tomar o segundo e consequentemente tomar o vermelho, automaticamente ele perderá -5,0 pontos no total (anula os dois cartões amarelos). Contudo, se o jogador receber um amarelo, e depois receber o vermelho direto sem a aplicação do segundo amarelo, o jogador perderá -7,0 pontos (-2 do cartão amarelo + (-5) do cartão vermelho).

1.5 - Interceptação conta como roubada de bola?

Interceptação é ato de tomar a bola quando o jogador adversário toca ou lança a bola para alguém. Este ato não conta pontos no Cartola.

1.6 - O que é roubada de bola?

Roubada de bola é quando o jogador tira a bola dos pés de seu adversário (não em toques, lançamentos ou cruzamentos como no caso da interceptação) e sai jogando.

1.7 - Cruzamento conta como passe errado?

Não.

1.8 - O que significa “Saldo de Gol (SG)”?

É o Scout “Saldo de Gol”. Toda vez que um time não sofrer gol, o goleiro, os zagueiros e os laterais desse time (apenas os que jogaram, não é válido para quem ficou no banco) ganham 5 pontos.

1.9 - Meu zagueiro/lateral/goleiro foi substituído quando seu time ainda não havia sofrido gol. Se o time sofrer gol, ele perde SG? E se meu zagueiro sair do banco e entrar no decorrer da partida, ele ganha SG se o time terminar a partida sem sofrer gols?

Sim. Infelizmente o mesmo perde SG, assim como um defensor que entra em campo após seu time já ter sofrido o gol não possui mais SG. Se um defensor entrar em campo no decorrer do jogo e seu time terminar a partida sem sofrer gols, ele ganha SG.

1.10 - Assistência para gol contra vale? E se o passe sofrer desvio, conta como assistência?

Assistência para gol contra NÃO vale. Já se o passe sofrer um leve desvio (zagueiro raspou de cabeça, por exemplo), sem alterar significativamente o destino final da bola, então conta como assistência. No entanto, digamos que o jogador cruzou a bola, a bola bateu num zagueiro e mudou de direção completamente. Neste caso, NÃO é considerado como assistência!

2) DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo Cartola PRO

2.1 - Como funciona o Cartola PRO?

A grande novidade de 2017 foi o pacote anunciado pelo Cartola FC no valor de R$5,70 por mês, ou R$39,90 a temporada. Quem assinar, será considerado um Cartoleiro PRO.

Vantagens do Cartoleiro Pro: poderá participar de 5 ligas privadas, poderá criar ligas mata-mata e terá mais opções de uniformes e escudos. Além disso, irá participar da Liga PRO, que premiará os melhores da rodada, do mês e o melhor do ano com vale-compras da Casas Bahia. O campeão do ano da Liga Pro ganhará um vale-compra no valor de 10 mil reais.

2.2 - Quais as diferenças do Cartoleiro PRO para o Cartoleiro FREE?

Além das vantagens do Cartoleiro PRO citadas na pergunta acima, o Cartoleiro FREE esse ano poderá criar ou participar de apenas 2 ligas privadas (sim, foi um baque para nós :’/). Além disso, enquanto o Cartoleiro PRO poderá criar e participar de ligas mata-mata, o Cartoleiro FREE apenas poderá participar de ligas mata-mata se for convidado por algum Pro, não podendo criá-las. Assim, o FREE poderá ser convidado a participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo.

2.3 - Quais são as premiações da Liga PRO?

Como brevemente citado na pergunta 2.2, a Liga PRO premiará os melhores da rodada, do mês e o melhor do ano com vale-compras da Casas Bahia. O campeão do ano da Liga Pro ganhará um vale-compra no valor de 10 mil reais. Abaixo o esquema de premiação disponibilizado pelo Cartola FC.

Premiações Cartola FC Pro

3) DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo Ligas

3.1 - Qual a diferença entre Liga Pública e Liga Privada? Como é a disputa nessas ligas?

As Ligas Públicas são aquelas em que todos os cartoleiros participam automaticamente. São elas: a Liga Nacional (entre todos os cartoleiros do Brasil), a Liga do Time do Coração (entre todos os torcedores daquele time), a Liga do Patrocinador (entre todos que escolheram aquele patrocinador no uniforme) e a Liga Patrimônio (entre todos os cartoleiros do Brasil, a diferença é que é a única liga em que a classificação se dá pelo número de cartoletas).

As Ligas Privadas, como o nome sugere, são particulares. Qualquer um pode criar uma liga privada e chamar qualquer outro cartoleiro para participar. As ligas privadas incluem as ligas clássicas (competição de pontos corridos) e as ligas mata-mata. O Cartoleiro FREE (não pago) pode criar ou participar de até 2 ligas clássicas e pode participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo caso seja convidado por um Pro. Já o Cartoleiro PRO pode criar ou participar de até 5 ligas clássicas e criar ou participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo.

A disputa das ligas clássicas no Cartola FC se dá através da pontuação geral, ou seja, a pontuação de todas as rodadas se somam e, ao final da rodada/mês/turno/campeonato, vence quem tiver mais pontos.

O Cartola FC Brasil possui uma liga clássica oficial aberta a todos os cartoleiros, Liga cartolafcbrasil.com.br.

3.2 - Como funcionam as ligas mata-mata?

As ligas mata-mata poderão ter de 4 a 32 times (irão durar de 2-5 rodadas), e só podem ser criadas por Cartoleiros PRO. Os cartoleiros em geral (FREE e PRO) poderão participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo. Caso um cartoleiro já participe de 5 ligas mata-mata, ele poderá participar de outra quando uma das ligas terminar. Os confrontos do mata-mata são definidos através de um sorteio!

3.3 - Se uma rodada começar no final do mês, mas a última partida for no mês seguinte, a rodada contapara que mês?

Sempre para o mês em que a rodada começou. Por exemplo, se o primeiro jogo da rodada for no dia 31 de Maio, e o último for no dia 1 de junho, a pontuação dessa rodada contará para o mês de maio.

3.4 - Como criar ou participar de uma liga?

Para criar uma liga: 

1) No menu do Cartola, clique em “Ligas”.
2) Ao descer um pouco a página, você visualizará à direita da página um retângulo escrito “+ Criar Liga”. Clique nele.
3) Escolha o tipo de liga, clássica (pontos corridos) ou mata-mata (apenas Cartoleiro Pro pode criar).
4) Escolha o nome da sua liga, e escreva uma descrição, que aparecerá para todos os participantes da sua liga.
5) Escolha o tipo da liga: pública (qualquer um pode participar), moderada (só entra quem você aceita) e privada (só entra quem receber convite).
6) Crie uma flâmula (um escudo) para a sua liga. Ela aparecerá ao lado do nome e da descrição.
7) Clique em “Criar Liga”. Sua liga foi criada. Para acessar a sua classificação, é só clicar em “Ligas”, e descer a página até encontrar a liga que você criou.

Para convidar cartoleiros para participarem da sua liga:

1) Clique em “Ligas”, desça a página e clique na liga que você criou. Quando abrir a página, ao lado do número de participantes, terá a opção “Gerenciar”. Clica lá.
2) Agora clica em “convidar a galera”. Agora é só buscar seus amigos e enviar os convites. Conforme eles forem aceitando, seus times irão aparecendo na classificação da liga.

Para moderar quem participa da sua liga, e aceitar convites alheios:

1) Para aceitar/recusar o pedido de participação de alguém que quer participar da sua liga, acesse o menu e clique em “Ligas”. Desça a página e clique na liga que você quer gerenciar os pedidos.
2) Ao lado do número de participantes, clique em “Gerenciar”. Agora clica em “gerenciar pedidos”.
3) Abrirá uma página com as pessoas que solicitaram a participação na sua liga (caso a sua liga seja moderada). Agora é só aceitar ou recusar o pedido das pessoas.
4) Para aceitar convites alheios, clique em “Ligas” no menu. Os convites que você receber estarão acima das ligas que você participa.

Para participar de uma liga do Cartola FC:

1) Clique em “Ligas”. 
2) Ao carregar a página, você verá uma barra de pesquisa com a frase “busca por liga”. Clique e digite o nome da liga que você deseja participar. 
3) Clique na liga que aparecer. 
4) Ao lado do “número de participantes”, terá a opção “participar” se a liga for pública ou “solicitar entrada” se a liga for moderada. É só clicar lá. Caso a liga seja pública, você entrará na hora. Caso a liga seja moderada, você terá que esperar a aprovação do dono da liga.

3.5 - Se eu entrar numa liga durante o campeonato, entro zerado?

Não. Você entrará com a sua pontuação geral a partir da rodada em que a liga foi criada. Exemplo: digamos que você entre numa liga antes da 10ª rodada. Assim que entrar, sua pontuação aparecerá com 0 pontos. No entanto, após a rodada, será atualizada e aparecerá a sua pontuação geral (da 1ª até a 10ª rodada). Caso a liga tenha sido criada depois da 1ª rodada, só contará a pontuação geral a partir da rodada em que ela foi criada.

3.6 - Se eu criar uma liga durante o campeonato, as pontuações das rodadas anteriores contam na classificação?

Caso você crie uma liga após a 1ª rodada, a pontuação das rodadas anteriores não contarão na classificação da liga. Assim, digamos que você crie uma liga na 4ª rodada. Desse modo, as pontuações da 1ª, 2ª e 3ª rodadas não serão contabilizadas nas pontuações da classificação dessa liga.

4) DÚVIDAS FREQUENTES gerais

4.1 - Como se ganha cartoletas?

Parece meio complexo, e realmente é. O esquema para ganhar cartoletas é muito mais difícil do que você imagina, talvez porque as três primeiras rodadas vão além de somente escalar jogadores que fizeram poucos pontos na rodada anterior. A partir da 4ª rodada, o mercado estabiliza e permanece o mesmo até a última rodada. Jogadores desvalorizados têm tendência a valorizar, enquanto jogadores valorizados têm tendência a desvalorizar. Logo, se o jogador for mal na anterior e tiver uma boa estimativa de ir bem na próxima rodada, ele será uma boa opção para valorização e consequentemente o ganho de cartoletas.

Ex: Ricardo Oliveira fez -2 na rodada anterior; qualquer pontuação acima disso ocasionará na valorização do jogador. Ao contrário desse exemplo, se o jogador foi bem na rodada anterior e não repetir o feito na rodada atual, logo, o mesmo será uma opção ruim, causando desvalorização e consequentemente a perda de cartoletas.

Ex: Ricardo Oliveira faz 20 pontos na rodada anterior; qualquer pontuação abaixo disso, ocasionará na desvalorização do jogador.

4.2 - O que é mais importante: cartoletas ou pontos?

O principal objetivo do Cartola FC é pontuar o máximo possível. Para pontuar bem, é preciso escalar um bom time e, normalmente, os melhores jogadores são os mais caros. Assim, é mais fácil pontuar bem com frequência quando se tem muitas cartoletas (a partir de C$180,00) para comprar os melhores jogadores.

No entanto, em 2013 a liga pública “Patrimônio” foi criada, a única liga do jogo onde a classificação se dá pelo número de cartoletas que o jogador possui. Essa liga “Patrimônio” animou uma minoria a jogar Cartola FC para ganhar o máximo de cartoletas possíveis, sem se preocupar com a pontuação.

4.3 - Qual o objetivo do Cartola FC?

Além da interação entre pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, o objetivo do Cartola FC é obter mais pontos que seu adversário no final do Campeonato/turno/mês e etc, de acordo com a especificação da liga que cada um participa.

4.4 - O que significa o fechamento do mercado?

O mercado sempre fecha 2 horas antes da 1ª partida da rodada. Até o mercado fechar, você pode realizar quantas mudanças você desejar no seu time. No entanto, após o mercado fechar, não é mais possível alterar a escalação do seu time para a atual rodada. Após todos os jogos da rodada, o mercado é reaberto para você realizar mudanças para a próxima rodada.

4.5 - O que é “MITAR”?

Mandar MUITO bem na rodada. Existem dois tipos de cartoleiros: Pato ou Mito. Em que categoria você se encaixa?! Veja aqui um tutorial de como montar um time perfeito e mitar no Cartola FC.

4.6 - Esqueci de escalar meu time para a próxima rodada. O que acontece? Faço 0 pontos?

Não, seu time será o mesmo da rodada anterior, e você terá sua pontuação contabilizada.

4.7 - Escalei um jogador que estava como provável, mas ele não jogou. Como reclamar com o Cartola FC?

Reclamar? Não dá… Só senta, aceita e engole o choro!



E aí, galera. Dúvidas esclarecidas?
Caso ainda tenha alguma dúvida, continuem acessando nosso site; e se mesmo assim a mesma não for saciada, deixe um comentário logo abaixo, na nossa página oficial do facebook ou através da  nossa área de contato.

Sua vez de MITAR!




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